DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

36-BOA INFLUÊNCIA DE UMA MÃE QUINTA ÁS 19H 20-04-2023


A INFLUÊNCIA DE UMA MÃE 


Que tipo de influência você tem exercido sobre a vida dos seus filhos? O papel que Deus designou para as mulheres é o mais glorioso. Deus dá às mães uma posição exaltada, coroada de dignidade e honra.

 



 O papel de mãe na família é indispensável e insubstituível. Sem a presença dela, a família se deteriora e a sociedade se destrói. Ela é o coração da casa e a fonte de todas as boas influências do lar. Na sua missão de mãe, ela é uma escultora de vidas.

A Bíblia registra vários exemplos de mães que influenciaram espiritualmente a vida dos seus filhos. O exemplo de Eunice sobre Timóteo é gratificante. Sem a ajuda do pai e com o apoio da avó, Eunice preparou Timóteo para ser um consagrado servo de Deus.

Você, como mãe, está preparando os seus filhos para serem o quê? Timóteo foi um grande servo de Deus porque sua mãe fez um grande investimento em sua vida. Ela o preparou para ser um grande homem de Deus. 



“Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.” 2ª Timóteo 1. 3-5

 

Neste preparo, ela usou três estratégias.



1. ENSINA ao seu filho a PALAVRA DE DEUS.


Na lei judaica, os pais eram obrigados a ensinar a bíblia para os seus filhos, em casa. Vamos ver.


“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” Deuteronômio 6.6-9



A mãe ensinava os filhos nos sete primeiros anos de suas vidas, e depois eles iam aprender nas sinagogas. Timóteo aprendeu a Bíblia pelos lábios de sua mãe, conforme testemunho de Paulo:


“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” 2Timóteo 3.14-15



As mães precisam aproveitar as oportunidades e ensinar seus filhos desde cedo. O mundo está ensinando nossos filhos, a televisão está ensinando nossos filhos, a internet está ensinando nossos filhos, a escola está ensinando nossos filhos. Eles estão expostos a muitos mestres, a muitas influências. Por isso, as mães precisam trabalhar com muita consciência para instalar no coração dos filhos a Palavra de Deus.



Provérbios 22:6 

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

 


 Invista na educação espiritual de seus filhos. Leia a Bíblia com eles, ore com eles, reparta sua experiência com eles. Muitos pais hoje deixam os filhos crescerem para depois eles escolherem o caminho que querem seguir. Nós escolhemos o nome, as roupas, a comida, a escola para os filhos. 

Não escolheremos o mais importante! Josué, o líder do povo de Deus, disse: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Foi em casa, sob o ensino de sua mãe, que Timóteo, desde a sua infância, aprendeu as sagradas escrituras e decidiu andar nos caminho de Deus. O ensino é válida para toda sua vida:


“Em casa é que se aprende a palavra de Deus.”



2. ENSINA ao seu filho a FÉ REAL.


Fé Real – É a fé verdadeira, genuína, autêntica. A mãe deve ensinar essa fé Real aos seus filhos pelo exemplo. Eunice aprendeu sobre essa fé com sua mãe Loide e agora passa ao seu filho, Timóteo.

 Primeiro ela abraça essa fé Real, depois ela ensina sobre essa fé.

 Primeiro ela demonstra que vive esse estilo de fé, depois ela ensina com a sua própria vida como se dever vivê-la.

 Primeiro ela testemunha, depois ela transmite o ensino. Por isso que a fé sincera que habitou em Timóteo, primeiro habitou em sua mãe. Ele aprendeu a viver essa fé, observando sua mãe viver. 

Paulo testemunha essa verdade: 



“Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” 2Timóteo 1,5

 

A expressão “fé sem fingimento” significa “fé sem hipocrisia”. A fé Não é uma coisa que se transmite de forma instantânea dos ascendentes aos descendentes. Ela precisa ser ensinada e aprendida, pratica, vivida, etc.


Pais, ensinem aos seus filhos a não terem uma fé fingida, e sim, uma fé autêntica, uma fé Real.



 Uma fé não fingida significa ter um coração sincero, e não meramente professar palavras religiosas. Devemos ter uma fé autêntica e autenticada pelo modo que vivemos. No entanto, aprende-se a fé imitando o exemplo. 

Ninguém sabe melhor do que uma criança se a fé dos seus pais é genuína. Se você, mãe ou Pai quer que seu filho tenha uma fé autêntica, uma fé Real, leve a sério a sua fé. Leve a sério o modo como você vive o cristianismo. 



Nossos filhos estão antenados em nossa maneira de viver a fé. Por isso, viva essa fé como exemplo de vida, demonstrando-a em suas atitudes. Portanto, deixe essa fé Real habitar em seu coração para você ensiná-la aos seus filhos.

Qual tem sido a sua fé? O que você está ensinando com a fé que possui? Que tipo de fé você quer para o seu filho? É a fé que você vive hoje? A fé que você experimenta hoje é a que você realmente deseja para o seu filho?



“A fé se aprende em casa.”


Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

 


3. ENSINA ao seu filho o VALOR de SERVIR A DEUS.



A mãe deve preparar os seus filhos para servirem a Deus. Ela faz isso mostrando a esse filho o valor de servir a Deus. 

Na segunda viagem missionária, de Paulo, ele passou em Derbe e Listra e ali ele conheceu a Timóteo:


“Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.” Atos 16.1-2

 

 

Timóteo era um homem de Deus exemplar e pronto para servir ao Senhor Jesus Cristo. Por isso Paulo o recrutou para o ministério pastoral e o transformou num dos mais consagrados missionários da igreja primitiva. Certamente foi em casa que Timóteo foi incentivado a servir a Deus. Foi em casa que ele aprendeu sobre o valor de servir a Deus com integridade de vida. 

Da mesma forma:


Incentive seu filho a servir a Deus

Incentive seu filho a amar a Jesus

Incentive seu filho a amar a igreja

Incentive seu filho a crescer espiritualmente

Incentive seu filho a ser tudo o que Deus deseja que ele seja


Timóteo foi o que foi porque sua mãe despertou em seu coração o desejo de ser um grande homem de Deus. Como mães que desejam sempre o melhor para seus filhos, vocês têm ensinado aos seus filhos o valor de servir a Deus? 


“Aprender o valor de servir a Deus começa em casa.”




Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.



      
O que a Bíblia diz sobre a família?
A familiar é muito importante para Deus, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. Juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.

Mais tarde, foi dito que o homem que se casasse deveria sair da sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa. 
Gênesis 2:24. Após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias. Gênesis 12 diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Jesus também falou sobre a santidade do casamento em Mateus 19. Assim observamos a importância de cuidar e valorizar a família. Quando a família não é valorizada, existe sofrimento para o casal e os filhos.

Deus também se refere ao povo de Israel como família. A família pode não necessariamente ter pessoas do mesmo sangue, mas ela é (ou deveria ser) composta por pessoas com os mesmos valores e princípios.

Isto revela um sentido mais amplo de família, como a família de Deus, um corpo com vários membros que bem ajustados constituem a noiva de Cristo, a Igreja. É possível ver que na Bíblia, o conceito de família também é espiritual e não apenas físico. Assim, todos os que aceitam Jesus fazem parte de uma grande família, composta por elementos de todas as línguas e nações. 
Apocalipse 7:9.​

Qual a importância da família para uma pessoa?
Ela é o apoio e o suporte da pessoa, ninguém consegue viver só. Apesar das personalidades diferirem, elas formam ou deveriam formar uma união inquebrável.

Deus pode não permitir que uma pessoa forme uma família, mas não significa que ela esteja só, Ele já deu uma família, a Igreja. 
1 Coríntios 12:12-13.

O que é preciso fazer para a família ser de facto uma união inquebrável?
É preciso que cada membro saiba o seu papel dentro dela. Que um honre o compromisso que fez com o outro (no caso, marido e mulher); os filhos honrando os pais; os pais, buscando em Deus sabedoria e orientação na criação dos filhos; na comunicação entre cada parte e nas decisões a tomar, pois na falta destas, a família pode ser destruída.

Por isso, antes de formar uma família com alguém, é preciso seguir os passos certos, buscar conselhos na Bíblia, e de pessoas maduras e espirituais, ser racional e não seguir apenas as emoções.





blogs