DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

33- TEM UM FÉ IMPACTADORA EM CRISTO JESUS PELA SUA FAMILIA QUINTA ÁS 19H 30-03-2023


 


Maneiras de ajudar sua família
 a se aproximar de Deus

Criar uma família pode ser uma das coisas mais difíceis, mas também uma das mais recompensadoras que você fará na vida.

 Com tantas influências negativas no mundo de hoje, concentrar-se na família nunca foi tão importante. 

Essas dez sugestões ajudarão os membros de sua família a se aproximarem uns dos outros e de Deus.



Leiam juntos a palavra de Deus
Quando leem as escrituras em família, vocês convidam o Espírito de Deus a estar em seu lar. 

Ao lerem juntos a palavra de Deus, seus filhos aprenderão a aplicar os ensinamentos de Deus em sua vida e receberão orientação de Deus por si mesmos. 

Mesmo que vocês leiam apenas um versículo juntos todas as manhãs, o estudo das escrituras ajudará sua família a se aproximar de Deus.


Sirvam ao próximo juntos
Façam pequenos atos de serviço juntos em família. 

Quer vocês façam um trabalho voluntário formal, varram as folhas do quintal de um vizinho ou simplesmente levem uma sopa para um membro enfermo da família, o serviço de solidariedade vai aproximar os membros de sua família uns dos outros e de seu Pai Celestial.

 Lemos nas escrituras: “Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus” Mosias 2:17.


Expressem amor com frequência uns pelos outros
Jesus Cristo disse:
“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” João 15:12
. Lembre regularmente a cada membro de sua família o quanto você o ama. 
Mesmo que eles já saibam, expressar amor sempre trará alegria e convidará o Espírito de Deus para seu lar.


Orem juntos em família
Deus abençoa as famílias que oram juntas com mais paz, amor e harmonia no lar.
 Quer vocês tenham filhos pequenos ou adultos, a oração familiar pode ajudar sua família a ficar mais unida.


Façam as refeições juntos
Façam um esforço para reunir toda a família ao redor da mesa durante a hora do jantar.

 Reunir a família regularmente durante as refeições pode ajudar a construir melhores relacionamentos. Isso ajudará a aumentar o amor em seu lar.


Ensinem bons valores
Como pai ou mãe, é sua responsabilidade ensinar bons valores e princípios a seus filhos.

 Ensinem seus filhos sobre Deus e Jesus Cristo. Ajudem-nos a entender a diferença entre o certo e o errado. 

Os bons valores levam a boas escolhas, e as boas escolhas sempre levam a Deus.


1. Valor: Justiça
Pois o Senhor é Justo e ama a justiça, os retos verão a sua face.
- Salmos 11:7

O senso de justiça é imprescindível para que as pessoas vivam relações mais equilibradas e corretas umas com as outras. Deus é justo (Salmos 11:7) e nos justifica através de Jesus Cristo. Por isso, nas escolhas do que é bom (legal) e justo, discernindo o que é certo e errado e entendendo as consequências dos seus atos.

2. Princípio: Verdade
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
- João 8:32

A verdade, infelizmente, é um princípio pouco valorizado nos nossos dias. No entanto, sem ela viveremos em meio a um turbilhão de mentiras e falsidade. Jesus disse que era a própria verdade (João 14:6). Fale sempre a verdade, sempre (Efésios 4:25). Seja um exemplo prático de alguém verdadeiro e de confiança (Provérbios 12:19).

Jesus era verdadeiro e sincero com as pessoas, em todas as situações. Isso agrada a Deus (1 Coríntios 13:6). As famílias e as demais áreas da sua vida serão beneficiadas se ensinarmos a verdade e transparência aos nossos filhos. Siga o padrão da Verdade que é Jesus. Quando mentimos é como se adotássemos um novo pai: O Pai da mentira (João 8:44).
3. Valor: Obediência
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."
- João 14:15

Obedecer não é uma tarefa fácil. As pessoas nascem inclinadas a desobedecer e transgredir. Trata-se do tal "defeito", comum a todos nós e iniciado lá em Adão e Eva: o pecado. Por isso, a maioria de nós temos dificuldades em respeitar às autoridades e obedecer regras e leis. No entanto, para o cristão, 'obedecer' deve estar entre as suas palavras de ordem, pois sabemos que é o correto a se fazer.

A obediência é importante e agrada ao Senhor. Há sempre boas recompensas para aqueles que obedecem o que é certo. Obedecer a Deus está diretamente relacionado com o amor que temos por Ele. E quando O amamos, não é pesado obedecer às Suas Leis e mandamentos (1 João 5:3).

Porém Samuel disse: — Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos do lar.
- 1 Samuel 15:22-23a
4. Princípios: Honestidade e Lealdade
Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus.
- Oséias 12:6

Ser leal é uma qualidade um pouco rara ultimamente. Essa virtude está aliada a outras qualidades como: a fidelidade, honestidade (1 Pedro 3:2) e bom caráter. A pessoa revela sua lealdade na maneira como lida com as outras pessoas, em como cumpre seus compromissos e em como é fiel aos seus princípios.

Infelizmente, em todos os âmbitos da vida, haverá sempre muitos atrativos para a corrupção, traição e infidelidade. Mas se praticarmos esse princípio, à luz da Bíblia, teremos mais chances de vencer os convites para a desonestidade (Salmos 1). A lealdade revela um caráter firmado em valores de Deus. Ela é importante para nossa prática de virtudes e valores, porque assim, poderemos incorporá-las e guardá-las com fidelidade. Deus se agrada dos que são honestos e leais (Jeremias 9:24).

5. Valor: Gratidão
Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
- 1 Tessalonicenses 5:18

Aprenda a agradecer. Mais do que uma regra de boa educação, o "muito obrigado" revela a atitude certa de um coração grato e reconhecido pelos bens que recebe. Ao contrário, a pessoa ingrata desconhece a bondade de Deus e das pessoas à sua volta. Sempre pensa que os outros são obrigados a fazerem as suas vontades e agem como se nada de bom lhe acontecesse diariamente. A tendência das pessoas ingratas é se tornarem amargas, rancorosas e egoístas.

Agradeça por tudo que recebe. Isso fará com que seja agradável perante as pessoas e principalmente para com Deus.
6. Princípio: Serventia
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
- Colossenses 3:23

Jesus Cristo estabeleceu um padrão, no que diz respeito ao servir o próximo. Ele, de fato, cumpriu o mandamento de amar o próximo, dando sua vida por eles. Jesus curou, alimentou e lavou os pés de seus discípulos, e nossa atitude deve ser semelhante.

Devemos estar prontos para dar a outra face, andar a segunda milha, dar àquele que pede.

7. Valor: Humildade
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
- Filipenses 2:3

A humildade é outra característica que podemos aprender de Jesus, e que é muito valorizada pelo Senhor. Ser humilde é ser diferente do mundo, egoísta e orgulhoso, mas é seguir o caminho do Senhor.

Jesus nos ensina muito sobre humildade, ele próprio abandonou a forma de Deus e virou homem, para morrer por nós. Ele priorizou os humanos, dessa forma, devemos priorizar os outros, ao invés de nós mesmos.



Frequentem juntos a Igreja
Frequentar a Igreja juntos ajudará a reforçar seus valores familiares e a aproximar de Deus cada membro de sua família. 

Também pode proporcionar a você e a seus filhos um senso de comunidade.

E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:24-25

    
Como é bom e agradável
quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso
derramado sobre a cabeça,
que desce pela barba, a barba de Arão,
até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom
quando desce sobre os montes de Sião.
Ali o Senhor concede a bênção
da vida para sempre.
Salmos 133:1-3

    
Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.
1 Pedro 4:9
    
Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
Atos dos Apóstolos 2:41-47

    
Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.
Gálatas 5:13

    
Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
Filipenses 2:1-2

    
você, com quem eu partilhava
agradável comunhão
enquanto íamos com a multidão festiva
para a casa de Deus!
Salmos 55:14

    
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
Efésios 4:32

    
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
Colossenses 3:16

    
Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1 João 1:6-7

    
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.
Romanos 12:10

    
Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.
1 Pedro 1:22

    
Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
1 Tessalonicenses 5:11

    
É melhor ter companhia
do que estar sozinho,
porque maior é
a recompensa do trabalho
de duas pessoas. Se um cair,
o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai
e não tem quem o ajude a levantar-se! E, se dois dormirem juntos,
vão manter-se aquecidos.
Como, porém,
manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido,
mas dois conseguem defender-se.
Um cordão de três dobras
não se rompe com facilidade.
Eclesiastes 4:9-12

    
Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.
2 Coríntios 13:11

    
"Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
João 13:34



Comecem tradições juntos
As tradições ajudam seus familiares a sentir que fazem parte de algo importante.

 Mantenham as tradições que aprenderam com sua própria família ou comecem suas próprias. 

Mesmo que seja algo simples, como fazer bolo de chocolate todos os domingos ou cantar músicas natalinas na véspera de Natal, suas tradições criarão lembranças e ajudarão a tornar sua família mais unida.

1 Coríntios 11:2
E louvo-vos irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.

2 Tessalonicenses 2:15
Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

2 Tessalonicenses 3:6
Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que andar desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
Mateus 13:52
E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

1 Coríntios 15:1-3
TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,


Aprendam sobre seus antepassados
Ensinem seus filhos sobre seus pais, os pais de seus pais e seus antepassados que vieram antes deles. 

Aprender e registrar sua história da família ajudará seus filhos a entender que fazem parte de algo maior do que eles mesmos 

— um filho amado ou uma filha amada na família eterna de Deus.


Que o Senhor, o nosso Deus, esteja conosco, assim como esteve com os nossos antepassados. Que ele jamais nos deixe nem nos abandone!
1 Reis 8:57

Eu te agradeço e te louvo,
ó Deus dos meus antepassados;
tu me deste sabedoria e poder,
e me revelaste o que te pedimos,
revelaste-nos o sonho do rei.
Daniel 2:23
Ouve a minha oração, Senhor;
escuta o meu grito de socorro;
não sejas indiferente ao meu lamento.
Pois sou para ti um estrangeiro,
como foram todos os meus antepassados.
Salmo 39:12

“Não sejam como os seus antepassados aos quais os antigos profetas proclamaram: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deixem os seus caminhos e as suas más obras’. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção”, declara o Senhor.
Zacarias 1:4

Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.
Deuteronômio 8:3
Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.
Josué 24:15

Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito.
1 Pedro 1:18-19

Mas se vocês realmente corrigirem a sua conduta e as suas ações, e se, de fato, tratarem uns aos outros com justiça, se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva e não derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para a sua própria ruína, então eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antigüidade e para sempre.
Jeremias 7:5-7



Façam uma reunião familiar semanal
Com todas as exigências da vida cotidiana, um tempo com a família sem interrupções, pode ser escasso. 

Os santos dos últimos dias reservam um dia por semana para a reunião familiar quando passam um tempo juntos, fazem um lanche, aprendem o evangelho e se divertem. 

É uma boa maneira de fazer do tempo em família uma prioridade
 — afinal, o que é mais importante do que sua família?

Mateus 18:20
Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio dêles.


Mateus 24:28

Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.

Salmos 102:22

quando os povos todos se congregarem, e os reinos, para servirem ao SENHOR.


Hebreus 10:25

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.


João 11:52

E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus, que andavam dispersos.

Salmos 50:5

Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um concerto com sacrifícios.


1 Coríntios 5:4

Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espirito pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,


Isaías 54:15

Eis que seguramente poderão vir a juntar-se contra ti, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti cairá por causa de ti.


Lucas 8:4

E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:





Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.



      
O que a Bíblia diz sobre a família?
A familiar é muito importante para Deus, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. Juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.

Mais tarde, foi dito que o homem que se casasse deveria sair da sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa. 
Gênesis 2:24. Após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias. Gênesis 12 diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Jesus também falou sobre a santidade do casamento em Mateus 19. Assim observamos a importância de cuidar e valorizar a família. Quando a família não é valorizada, existe sofrimento para o casal e os filhos.

Deus também se refere ao povo de Israel como família. A família pode não necessariamente ter pessoas do mesmo sangue, mas ela é (ou deveria ser) composta por pessoas com os mesmos valores e princípios.

Isto revela um sentido mais amplo de família, como a família de Deus, um corpo com vários membros que bem ajustados constituem a noiva de Cristo, a Igreja. É possível ver que na Bíblia, o conceito de família também é espiritual e não apenas físico. Assim, todos os que aceitam Jesus fazem parte de uma grande família, composta por elementos de todas as línguas e nações. 
Apocalipse 7:9.​

Qual a importância da família para uma pessoa?
Ela é o apoio e o suporte da pessoa, ninguém consegue viver só. Apesar das personalidades diferirem, elas formam ou deveriam formar uma união inquebrável.

Deus pode não permitir que uma pessoa forme uma família, mas não significa que ela esteja só, Ele já deu uma família, a Igreja. 
1 Coríntios 12:12-13.

O que é preciso fazer para a família ser de facto uma união inquebrável?
É preciso que cada membro saiba o seu papel dentro dela. Que um honre o compromisso que fez com o outro (no caso, marido e mulher); os filhos honrando os pais; os pais, buscando em Deus sabedoria e orientação na criação dos filhos; na comunicação entre cada parte e nas decisões a tomar, pois na falta destas, a família pode ser destruída.

Por isso, antes de formar uma família com alguém, é preciso seguir os passos certos, buscar conselhos na Bíblia, e de pessoas maduras e espirituais, ser racional e não seguir apenas as emoções.





blogs