DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

22-Qual o maior exemplo de família na Bíblia? ÁS 19H 12-01-2023


 


22-Qual o maior exemplo de família na Bíblia?


Um bom exemplo de boa conduta familiar no Novo Testamento nos é transmitido pela família de Zacarias e de Isabel, os pais de São João Batista, que expressam sinais de justiça e de fidelidade a toda prova. Já idosos, eles sentiam a falta de um filho, mas não lhes faltava a fé no Deus que torna o impossível possível.   


“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” -Provérbios 20:7



1. Adão, o primeiro homem
Ele foi o primeiro pai e, como tal, ele não teve mais nenhum exemplo a seguir a não ser Deus, o Pai. Ele transgrediu um mandamento e, por isso, vivemos num mundo corrompido pela mudança e pelo pecado. Ele sofreu com a tragédia entre seus dois primeiros filhos – Caim e Abel. O exemplo de Adão ensina a todos os pais sobre as consequências dos nossos atos e escolhas, e sobre a importância da obediência aos mandamentos de Deus.

2. Noé, um homem justo
Noé viveu numa época em que o mundo estava repleto de pecado. Apesar do estado decadente em que a humanidade vivia, ele prosseguia com uma fé e confiança fervorosa em Deus. Não era um homem perfeito mas fez tudo para proteger a sua família e, com coragem e contra (no início) a sua própria família, ele obedeceu a Deus e a sua família foi grandemente abençoada. Apesar das imperfeiçoes que cada um de nós tem, nós podemos aprender que, como Noé, nós devemos proteger e cuidar das nossas famílias e a nossa maior bênção é vê-los felizes e protegidos.

3. Abraão, o pai da nação judia
Abraão foi um pai que passou um dos maiores testes de fé que alguma vez Deus ordenou a um homem. Foi testado na sua fé e, por isso, foi recompensado com a responsabilidade de ser o pai, e líder, da nação dos Judeus. Ele cometeu erros e, na sua fraqueza, tinha momentos em que confiava mais em si mesmo do que nos conselhos de Deus mas, apesar disso, ele tinha qualidades que ainda hoje são um exemplo para nós.


4. Isaque, o filho de Abraão
Isaque poderia ter vivido uma vida de ressentimento devido a seu pai tê-lo oferecido como sacrifício ao Senhor; ele poderia ter ficado assustado da responsabilidade de seguir as pegadas de seu pai, Abraão, mas ele não fez nada disso. Ele deu o seu melhor e tornou-se um dos pais mais adorados da Bíblia.

5. Jacó, o pai das 12 tribos de Israel
Jacó foi um homem que confiava mais no seu intelecto do que em Deus. Com a ajuda de sua mãe, Rebeca, ele herdou o que seria para seu irmão Esaú. Ele foi pai de doze filhos que posteriormente fundaram as doze tribos de Israel. Ele favoreceu mais a seu filho José, o que causou inveja a seus irmãos. Através do seu exemplo nós podemos aprender que Deus trabalha com a nossa obediência, apesar da nossa desobediência, para levar a efeito os seus planos para todos nós.



6. Moisés, o que trouxe a lei
Moisés foi o pai de dois filhos – Gérson e Eliézer. Ele também se tornou uma figura paternal para o povo Hebreu que escapou do cativeiro no Egito. Ele os amou e os ajudou a serem tementes a seu Deus. Ele os levou até a terra prometida. O exemplo dele nos ensina que, mesmo nos momentos em que as provações e dificuldades pareçam demasiado grandes, elas podem ser ultrapassadas quando estamos caminhando com Deus a nosso lado.

7. Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus
Ele confiou em Deus para derrotar o gigante Golias e também colocou a sua confiança em Deus quando fugiu do rei Saul. Davi cometeu graves pecados, mas arrependeu-se com real intenção e encontrou perdão. O seu filho Salomão, com o que aprendeu com seu pai Davi, tornou-se um homem de grande fé e um dos melhores reis de Israel.

8. José, o pai terreno de Jesus Cristo
Talvez seja o pai que é menos falado, o pai adotivo de Jesus Cristo. Ele enfrentou dores e dificuldades para ajudar a sua esposa, Maria, e o bebê que ela carregava. Ele educou e cuidou de Jesus como se fosse o seu próprio filho. Ele o ensinou no seu ofício de carpinteiro. A Bíblia o trata como um homem justo e, com certeza, Jesus Cristo o via como um homem justo, honesto e carinhoso.

9. Deus, o Pai
A primeira pessoa da trindade, o pai e criador de todas as coisas. Através de seu filho Unigênito, Jesus Cristo, nós aprendemos uma nova forma de nos relacionarmos com Deus. Ele é uma fonte constante de força, coragem, sabedoria e de esperança, que nos fortalece em nossos momentos de fraqueza e que nos enche o coração de uma felicidade sem igual.

Considerações sobre o Filho Pródigo que nos ajudam a ser melhores pais

Podemos aprender muito com o exemplo dos famosos pais da Bíblia.

 Aprendemos que quando caminhamos lado a lado com Deus, nós vamos ter força e a capacidade para ajudar as nossas famílias a ultrapassar todas as provações. 
Os filhos irão crescer olhando para o exemplo de seus pais como homens tementes a Deus, que os amam de todo o seu coração e que farão tudo para vê-los felizes.



 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.



      
O que a Bíblia diz sobre a família?
A familiar é muito importante para Deus, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. Juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.

Mais tarde, foi dito que o homem que se casasse deveria sair da sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa. 
Gênesis 2:24. Após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias. Gênesis 12 diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Jesus também falou sobre a santidade do casamento em Mateus 19. Assim observamos a importância de cuidar e valorizar a família. Quando a família não é valorizada, existe sofrimento para o casal e os filhos.

Deus também se refere ao povo de Israel como família. A família pode não necessariamente ter pessoas do mesmo sangue, mas ela é (ou deveria ser) composta por pessoas com os mesmos valores e princípios.

Isto revela um sentido mais amplo de família, como a família de Deus, um corpo com vários membros que bem ajustados constituem a noiva de Cristo, a Igreja. É possível ver que na Bíblia, o conceito de família também é espiritual e não apenas físico. Assim, todos os que aceitam Jesus fazem parte de uma grande família, composta por elementos de todas as línguas e nações. 
Apocalipse 7:9.​

Qual a importância da família para uma pessoa?
Ela é o apoio e o suporte da pessoa, ninguém consegue viver só. Apesar das personalidades diferirem, elas formam ou deveriam formar uma união inquebrável.

Deus pode não permitir que uma pessoa forme uma família, mas não significa que ela esteja só, Ele já deu uma família, a Igreja. 
1 Coríntios 12:12-13.

O que é preciso fazer para a família ser de facto uma união inquebrável?
É preciso que cada membro saiba o seu papel dentro dela. Que um honre o compromisso que fez com o outro (no caso, marido e mulher); os filhos honrando os pais; os pais, buscando em Deus sabedoria e orientação na criação dos filhos; na comunicação entre cada parte e nas decisões a tomar, pois na falta destas, a família pode ser destruída.

Por isso, antes de formar uma família com alguém, é preciso seguir os passos certos, buscar conselhos na Bíblia, e de pessoas maduras e espirituais, ser racional e não seguir apenas as emoções.





blogs