DOAÇÕES



 





APOIA O PROJETO 3M1 C.A.J
📸  VENHA VER NOSSO ÁLBUM DE FOTOS PROJETO 3EM1 C.A.J 📸

CONTATOS 4 botão

.
.
.
.

102- #4 AS PRUDENTE E AS INÉRCIA QUINTA ÀS 14H 26-09-2024

 


Na Bíblia, o azeite é mencionado de várias maneiras e em diferentes contextos, sendo um símbolo importante tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. O azeite na Bíblia pode ter vários significados, desde um ingrediente essencial para o cotidiano até um símbolo de unção, consagração, cura e bênção espiritual.


1. O Azeite como Ingrediente no Cotidiano

O azeite era um item essencial na vida cotidiana dos antigos israelitas. Ele era usado para cozinhar, para iluminação, e também nas ofertas e sacrifícios no templo.


- Êxodo 29:40:  
  "E, com um cordeiro, oferecerás um décimo de flor de farinha, misturada com um quarto de hin de azeite, para oferta de manjares; e o outro cordeiro oferecerás à tarde, conforme a oferta da manhã, e conforme o seu libação."
Aqui, o azeite era usado em ofertas e sacrifícios como parte do culto a Deus.

Levítico 24:2-3:  
- "Manda aos filhos de Israel que te tragam azeite puro, de oliva, batido, para a iluminação, para fazer brilhar as lâmpadas continuamente. Fora do véu do testemunho, na tenda da congregação, Arão as disporá diante do Senhor, desde a tarde até a manhã, continuamente; isto será estatuto perpétuo para as vossas gerações."

Neste caso, o azeite também era utilizado para manter as lâmpadas do Tabernáculo acesas, simbolizando a presença contínua de Deus no meio do Seu povo.
2. O Azeite como Símbolo de Unção e Consagração
O azeite é amplamente usado na Bíblia como símbolo de unção e consagração. Era comum usar azeite para ungir reis, sacerdotes e objetos do templo, indicando que estavam sendo separados para um propósito sagrado.

Unção de Reis e Líderes:

- 1 Samuel 10:1:  
  "Então Samuel tomou o vaso de azeite e o derramou sobre a cabeça dele (Saul), e o beijou, e disse: 'Não te ungiu o Senhor por príncipe sobre a sua herança?'"

Quando Samuel ungiu Saul com azeite, ele estava separando Saul para ser o rei de Israel. A unção com azeite simbolizava a escolha de Deus para a liderança.

Unção de Davi 
- 1 Samuel 16:13:  
- "Então Samuel tomou o chifre de azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos, e o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, desde aquele dia em diante. Então Samuel se levantou e foi para Ramá."

Davi foi ungido como rei de Israel, e o azeite simbolizou o poder e a presença do Espírito de Deus em sua vida.

Unção de Sacerdotes
- Êxodo 30:30-31:
 "E ungiarás Arão e seus filhos, e os consagrarás para que me oficiem como sacerdotes. E falarás aos filhos de Israel, dizendo: 'Este será o meu azeite santo para as vossas gerações.'"

O azeite usado na unção dos sacerdotes representava a consagração especial de pessoas e objetos para o serviço de Deus.

Conclusão

O azeite na Bíblia tem uma rica simbologia e desempenha vários papéis, tanto no contexto físico quanto espiritual. Ele é um símbolo de unção, consagração, cura, bênção, abundância e até do Espírito Santo. Desde as ofertas no templo até a unção de reis e sacerdotes, o azeite é usado como um sinal de separação para o propósito divino. Jesus também usou o azeite em Seus ensinos, como nas parábolas das virgens prudentes e tolas, mostrando a importância da preparação espiritual. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


      
O que a Bíblia diz sobre a família?
A familiar é muito importante para Deus, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. Juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.

Mais tarde, foi dito que o homem que se casasse deveria sair da sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa. 
Gênesis 2:24. Após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias. Gênesis 12 diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Jesus também falou sobre a santidade do casamento em Mateus 19. Assim observamos a importância de cuidar e valorizar a família. Quando a família não é valorizada, existe sofrimento para o casal e os filhos.

Deus também se refere ao povo de Israel como família. A família pode não necessariamente ter pessoas do mesmo sangue, mas ela é (ou deveria ser) composta por pessoas com os mesmos valores e princípios.

Isto revela um sentido mais amplo de família, como a família de Deus, um corpo com vários membros que bem ajustados constituem a noiva de Cristo, a Igreja. É possível ver que na Bíblia, o conceito de família também é espiritual e não apenas físico. Assim, todos os que aceitam Jesus fazem parte de uma grande família, composta por elementos de todas as línguas e nações. 
Apocalipse 7:9.​








A VINDA DO SENHOR


LOGO'MARCA