DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

8-Qual o maior exemplo de família na Bíblia? ÁS 19H 01-29-2022


8-Qual o maior exemplo de família na Bíblia?

Abraão foi abençoado com uma grande família, porque creu que seus descendentes se espalharia por toda a terra. A idade nos traz sabedoria, poder acompanhar filhos, netos e até bisnetos é uma grande benção de Deus.

 A família de Abraão: as virtudes da fé e da obediência (Gn 12.1-25.11) - Esta é outra família em que se percebe a presença do binômio fé e obediência.
 À semelhança do que objetivara com a família de Noé, Deus também tem um propósito para Abraão e família: construir um povo só seu, uma grande nação, à partir deste homem fervoroso que passou à posteridade como "pai da fé".

Abraão foi muito importante do ponto de vista dos valores da família, pois ele construiu um clã que atravessou gerações e marcou épocas.
 A expressão "o Deus de Abraão, Isaque e Jacó" é algo de extrema significação do ponto de vista da identificação de Abraão e sua descendência com Jeová.
 Ele creu nas promessas de Deus, abandonou tudo e foi para onde Deus apontava. 
Não se inibiu, enfrentou os desafios, lutou, deu oportunidades ao sobrinho Ló, foi humilde em relação aos bens materiais, mostrando desapego e confiança na provisão de Deus (13.1-14.17).

Casado com Sara, mesmo não tendo filhos Abraão crê que Deus faria dele uma grande nação e submete-se ao desígnio divino.
 Deus faz um pacto com ele e o patriarca passa a dar demonstrações claras de uma fé sem limite.
 O episódio da oferta do filho Isaque em sacrifício é a expressão máxima de alguém que não se intimida diante dos desafios (22.1-19).

Uma mentira, dizendo que Sara era sua irmã, visto que era muito bonita e atraia os interesses de Abimeleque (20.1-18) não diminuiu o valor de um homem que soube valorizar os valores da família e viver exemplarmente debaixo da confiança em Deus.

 Um bom exemplo de boa conduta familiar no Novo Testamento nos é transmitido pela família de Zacarias e de Isabel, os pais de São João Batista, que expressam sinais de justiça e de fidelidade a toda prova. Já idosos, eles sentiam a falta de um filho, mas não lhes faltava a fé no Deus que torna o impossível possível.


 Um MAL exemplo de MAL conduta familiar

Exemplos de má conduta familiar no AT

Algumas famílias constituíram-se em péssimo exemplo para seus descendentes, e mesmo para a sociedade, a partir de comportamentos inadequados do pai, da mãe ou dos filhos.

 Destas aprendemos que somos limitados e falhos e precisamos nos curvar humildemente à vontade de Deus.

Exemplos negativos de famílias que encontramos no Antigo Testamento:

 A família de Adão: os pecados da desobediência e da mentira (Gn 1.1-5.32) - Adão constituiu a primeira família da face da terra. 

A questão que envolveu Adão e sua esposa Eva se deu no campo da ética. 

Desobedeceram a Deus e se enrodilharam numa trama de mentiras astuciosas, cada qual querendo livrar-se do peso da culpa do pecado. 

Primeiro, Adão responsabilizou Eva e indiretamente quis acusar Deus: "a mulher que tu me deste" (Gn 3.12). 

Depois, a mulher jogou a culpa na serpente dizendo que esta a enganara (Gn 3.13).


Quando o pecado entra no seio da família, as conseqüências são desastrosas. 

Em Gênesis 3, o próprio Deus lista uma série de desdobramentos: a serpente foi amaldiçoada; a inimizade foi estabelecida; a mulher passaria a conceber com dor; a terra foi amaldiçoada; o homem passaria a ter cansaço.

 Além disso, houve a introdução da pecaminosidade como característica da raça e, também, o primeiro casal vê surgir na família um de seus filhos com natureza homicida. 

Caim mata Abel, acometido que foi de incontrolável inveja.

Lembremos-nos que o casamento de Adão e Eva teve a aprovação divina. Na verdade, fora realizado pelo próprio Deus. 

O fato é que os problemas enfrentados por Adão não se situavam exatamente na vida conjugal, mas sim na espiritual. Obviamente, quando o espiritual não está bem, provoca transtornos nas demais áreas da vida. 

Isto mostra que até casamentos aprovados por Deus podem ter problemas. 

É necessário, portanto, permanecer sempre na inteira dependência do Senhor.












 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.



      
O que a Bíblia diz sobre a família?
A familiar é muito importante para Deus, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. Juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.

Mais tarde, foi dito que o homem que se casasse deveria sair da sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa. 
Gênesis 2:24. Após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias. Gênesis 12 diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Jesus também falou sobre a santidade do casamento em Mateus 19. Assim observamos a importância de cuidar e valorizar a família. Quando a família não é valorizada, existe sofrimento para o casal e os filhos.

Deus também se refere ao povo de Israel como família. A família pode não necessariamente ter pessoas do mesmo sangue, mas ela é (ou deveria ser) composta por pessoas com os mesmos valores e princípios.

Isto revela um sentido mais amplo de família, como a família de Deus, um corpo com vários membros que bem ajustados constituem a noiva de Cristo, a Igreja. É possível ver que na Bíblia, o conceito de família também é espiritual e não apenas físico. Assim, todos os que aceitam Jesus fazem parte de uma grande família, composta por elementos de todas as línguas e nações. 
Apocalipse 7:9.​

Qual a importância da família para uma pessoa?
Ela é o apoio e o suporte da pessoa, ninguém consegue viver só. Apesar das personalidades diferirem, elas formam ou deveriam formar uma união inquebrável.

Deus pode não permitir que uma pessoa forme uma família, mas não significa que ela esteja só, Ele já deu uma família, a Igreja. 
1 Coríntios 12:12-13.

O que é preciso fazer para a família ser de facto uma união inquebrável?
É preciso que cada membro saiba o seu papel dentro dela. Que um honre o compromisso que fez com o outro (no caso, marido e mulher); os filhos honrando os pais; os pais, buscando em Deus sabedoria e orientação na criação dos filhos; na comunicação entre cada parte e nas decisões a tomar, pois na falta destas, a família pode ser destruída.

Por isso, antes de formar uma família com alguém, é preciso seguir os passos certos, buscar conselhos na Bíblia, e de pessoas maduras e espirituais, ser racional e não seguir apenas as emoções.





blogs